Discos rígidos mais rápidos melhoram a performance de Fallout 4 na Xbox One

12 de Novembro de 2015
47
Discos rígidos mais rápidos melhoram a performance de Fallout 4 na Xbox One

Com um SSD eliminámos os soluços e melhorámos os tempos de carregamento na PS4.

 

Ontem falámos da da performance de Fallout 4 nas consolas, descobrindo que as duas consolas têm como alvo os 30fps – com resultados variáveis. Ambas as versões têm problemas em manter os alvos mas a versão One tem uma desvantagem – existe um problema com ‘macro-soluços’ que parecem estar relacionados com a tecnologia de streaming em segundo plano. Entrar em novas áreas podem causar pausas de segundos e até mudar armas pode causar problemas.

A questão é, o que causa isto? Ao avaliar a performance PC descobrimos que a carga CPU pode aumentar imenso quando novos dados são lidos do disco rígido – mas isto não explica tempos de fotograma de 1000ms. Problema de GPU é ainda menos provável: afinal de contas, existe pouca diferença visual entre os fotogramas antes e depois da paragem, onde as tarefas corridas pela GPU seriam muito similares de um fotograma para o próximo. Por um processo de eliminação, provavelmente o armazenamento é o culpado – e isso é curioso, tendo em conta que ambas as consolas têm discos de 500GB e que a consola Sony não tem tal problema.

Após testes, parece que o problema está relacionado com um gargalo no armazenamento na consola Microsoft mas até isto ser corrigido numa actualização, existe uma solução – apesar de não ser prática. Para eliminar o problema – pelo menos nas áreas de teste na nossa análise à performance – é possível mas é preciso recorrer a um SSD através de uma caixa USB externa, para depois copiar os dados do jogo para o disco. Não é ideal: os SSDs não são baratos, e a caixa USB apenas adiciona às despesas. Portanto experimentámos outras soluções – um disco 7200rpm e um SSHD híbrido. Este último é um disco 5400rpm junto a uma cache SSD mais pequena. Os resultados são intrigantes.

A performance melhora nas duas, ao ponto de as quedas para 0fps desaparecerem mas os soluços – apesar de reduzidos – ainda estão lá, seja ao percorrer os ambientes ou ao aceder às armas que não são usadas há muito. Nos nossos testes, o disco 7200rpm parecem oferecer uma pequena vantagem sobre o SSHD mas existe soluços que parecem mostrar mais melhorias no híbrido. Ambos os discos mostram melhorias substanciais sobre a unidade interna no soluço para 0fps mas é claro que apenas o SSD mostrou uma correcção completa. Novamente, dado o enorme tamanho do jogo, os testes foram limitados a áreas onde já tínhamos recolhido dados.

 

 

Apesar de não parecer ter nada perto do mesmo problema, também testámos a versão PS4 a correr de um SSD. Existe uma pequena melhoria na performance mas nada para destacar e que faça sentido pois os gargalos no disco padrão parecem mínimos. Os tempos de carregamento são melhorados ao passar para discos mais rápidos e isso é comum nas duas consolas.

Eis um olhar aos nossos dados, mostrando que a PS4 também tem uma vantagem no tempo de carregamento sobre a One numa comparação entre discos padrão. Passar para um SSD corta 30 a 50% o tempo necessário para voltar a jogar. Os tempos de carregamento não são muito intrusivos mas quando surgem comprometem o ritmo do jogo – e quanto mais rápido voltarmos à acção, melhor. É curioso que correr o jogo na Xbox One a partir de um SSD melhore mais os tempos de carregamento do que na PS4 e isto pode ter uma explicação: a consola Microsoft ainda tem a drive interna para tarefas do SO enquanto a consola Sony corre tudo do disco SSD interno.

Resumindo, acreditamos que teremos que esperar por uma actualização para resolver os soluços na One – mas em termos tecnológicos, não vemos porque não pode ser feito: a PS4 e a One têm soluções de armazenamento muito similares e a consola Sony não é afectada. A nossa única preocupação é que os tempos de carregamento na One com o disco interno padrão são consistentemente maiores do que na PS4, sugerindo que no caso de Fallout 4, existe uma vantagem inerente na PS4 aqui que se pode estender à tecnologia de streaming em segundo plano. Isto não explica as pausas de segundos no gameplay que temos na One – será a Bethesda que terá que corrigir isto, juntamente com adicional estabilidade pós-lançamento.

 

 

Fonte: Eurogamer

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page

Comentários

Autor

Filipe Almeida

Criador e fundador do Portal Xbox Portugal juntamente com a "PXP Team". O Portal Xbox Portugal foi criado com o objectivo de recolher informações e notícias sobre o mundo da Xbox e juntar tudo num local para que tem interesse por esta plataforma, ter tudo filtrado num único sítio.