A Arte dos Videojogos

25 de Fevereiro de 2012
12
A Arte dos Videojogos

A Arte dos Videojogos é uma das primeiras exposições a explorar os 40 anos de evolução dos videojogos como meio artístico, focando-se em efeitos visuais impressionantes e na utilização criativa da tecnologia. Vai apresentar alguns dos artistas mais influentes durante cinco gerações de tecnologia, desde os primeiros pioneiros a produtores contemporâneos. A exibição centrar-se-á na interação da tecnologia, dos gráficos e da narração de histórias através de alguns dos melhores títulos em 20 sistemas de jogos, desde a Atari VCS até à PlayStation 3. Com 80 jogos selecionados, graças à ajuda do público, estes demonstrarão a evolução do meio através de imagens e vídeos. Vão existir também galerias com entrevistas em formato vídeo com 20 produtores e artistas, grandes telas com imagens in-game, e consolas históricas. Chris Melissinos, fundador da Past Pixels e colecionador de videojogos e sistemas de jogos, é o curador da exposição.

A exposição começa já em março, dia 16, e termina a 30 de setembro. Após a temporada no Smithsonian, fará uma digressão anual por vários museus norte-americanos, acabando efetivamente em 2016. Esta exposição tem ainda alguns programas na agenda, desde concertos pela Gamer Symphony Orchestra a painéis de discussão com produtores de videojogos.

Numa entrevista recente sobre o tema, Warren Spector, produtor de System ShockDeus Ex, entre outros, afirma que é “crucial preservar a nossa história para as futuras gerações”.

O que acham desta iniciativa?

 

 

Fonte: BGamer

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page

Comentários

Tags

Autor

Filipe Almeida

Criador e fundador do Portal Xbox Portugal juntamente com a "PXP Team". O Portal Xbox Portugal foi criado com o objectivo de recolher informações e notícias sobre o mundo da Xbox e juntar tudo num local para que tem interesse por esta plataforma, ter tudo filtrado num único sítio.